O primeiro emulador PS4 está a fazer alguns progressos constantes em desenvolvimento activo. O autor do conjunto de emulação, Alexandro Sanchez, partilhou um novo vídeo que apresenta algumas novidades. A versão mais recente do emulador novato suporta agora a utilização de controladores Dualshock 4. O programador também fez progressos na criação e estabilização dos menus do modo de segurança para o emulador.
Veja no vídeo em baixo.
E embora isto não seja assim tão impressionante dado o estado avançado de emulação para consolas Sony mais antigas, ainda é muito bom ver quão rapidamente se está a progredir. Em poucos anos pudemos ver uma cena activa para emulação PS4 da mesma forma que as PS2 e PS3 desfrutam actualmente, graças ao aumento da longevidade das suas cenas de modding e emulação. Este tipo de apoio ainda está a alguns anos de distância para a PS4, uma vez que a versão actual da Orbital só agora recebeu o apoio da Dualshock 4.
É claro que o desenvolvimento ainda se encontra numa fase extremamente inicial. O emulador está a meses, se não anos, de trabalho sustentado, longe mesmo de arrancar jogos PS4 com qualquer grau de estabilidade. E qualquer pessoa que deseje participar no processo em curso precisa de ser capaz de descarregar e desencriptar todo o sistema de ficheiros PS4, kernel e outras partes relacionadas. Depois teriam de pegar nesse código em bruto e integrá-lo no emulador para reconstruir os componentes BIOS, GRUB e QEMU necessários para a emulação real. E, claro, é necessário um PC de alta qualidade para poder sequer executar a configuração, uma vez que a emulação do hardware ocupa uma tonelada de poder de processamento.
O mesmo se aplica a quaisquer outros projectos de emulação PS4 que surjam. Estamos a anos de jogo estável, por isso não se deixem enganar por disparates de clickbait que afirmam ser capazes de emular jogos PS4.
Por isso, embora não vamos tocar Days Gone, The Last of Us 2 e outros títulos quentes da PS4 no PC em breve, ainda é bom entrar em cena e ver o que se passa.