Os últimos meses não têm sido amáveis para o retalhista de jogos GameStop. O pânico e a celebração de toda a inflação de stocks acabou, e as coisas estão muito sombrias. O início da pandemia da COVID-19 levou a uma série de controvérsias enquanto o retalhista tentava forçar o seu caminho para permanecer aberto. O GameStop chegou ao ponto de se auto-rotular como essencial. Acrescente a isso as questões de expedição que levam a clientes zangados, e as coisas não estão com bom aspecto. E agora, a empresa relatou outro período de perdas, num total de mais de 100 milhões de dólares.
A empresa ganhou algum terreno, principalmente ao assumir dívidas e obrigações de inventário em excesso. Actualmente, a carga financeira do inventário é contada em 1,141 mil milhões de dólares, em comparação com 861 milhões de dólares no ano passado. A GameStop tem vindo a investir nas suas ofertas para melhorar a atracção pela cultura nerd e pelos passatempos, aumentando as receitas do jogo. GameStop terminou o período financeiro com dinheiro e equivalentes de $1,413 mil milhões de dólares. E esse total inclui novas dívidas de cerca de 46 milhões de dólares acrescidos às obrigações existentes.
As receitas totais foram de 1,297 mil milhões de dólares, o que representa um aumento em relação aos 1,005 mil milhões durante o mesmo período do ano passado. Mas com os milhões em dívida com que foram sobrecarregados, as coisas não estão com bom aspecto. Assim, ao olhar para esses totais, o prejuízo reportado de 105,4 milhões de dólares é espantoso.
Ao longo dos últimos anos, o GameStop tem sido assolado por controvérsias e questões. Os atrasos na expedição e a má organização têm atormentado a empresa durante meses. Durante esse mesmo período, a empresa tem sangrado talento. Os empregados da loja estão continuamente a fugir da empresa em meio a salários baixos e horas terríveis. E, a nível executivo, a luta é comum. Mas só o último desses dois é que recebeu um bónus de 179 milhões de dólares.
A maior parte das receitas da empresa provém de hardware e acessórios (ou seja, consolas, controladores e auscultadores), o que trouxe um total de 669,9 milhões de dólares. Este total representa 51,7% das suas receitas totais. A contracção geral das receitas da empresa ao longo dos anos tem sido um inferno nos seus livros. O gigante dos jogos de vídeo tem vindo a fechar lojas em todo o mundo, com centenas de locais já fechados. As perdas trimestrais são também comuns, sendo os recentes 100 milhões de dólares um total baixo, em comparação com os anos anteriores.