Reportado pela Nintendo Life e GoNintendo, tem havido um crescimento explosivo bastante surpreendente para o lado das consolas dos grandes N’s. De acordo com novos relatórios sobre o mercado japonês, o Nintendo Switch atingiu 10.432.570 unidades em vendas vitalícias, e isso supera o último total em funcionamento para uma grande consola Sony, a Playstation 3. A PS3 tinha vendido 10.248.867 unidades até 2016 no Japão.
Mas não cometa o erro de subestimar a Sony. A PS5 está no bom caminho para um lançamento em 2020, e está a andar numa enorme onda de propaganda. A marca Playstation acabou de comemorar o seu 25º aniversário, e mudou milhões de consolas nesse tempo através das quatro gerações. Só a PS4 deslocou até agora 100 milhões de consolas, estabelecendo um recorde para a Sony. E em 2020, quando a nova geração de consolas arrancar, as coisas estão prestes a tornar-se muito mais competitivas.
O crescimento do Switch deve-se em grande parte a uma estratégia mista muito bem sucedida da Nintendo. O espantoso apoio de primeira parte tem parecido portas e refilamentos de quase todas as principais franquias da Nintendo na consola móvel. A torrente de títulos independentes que o Switch recebeu também ajudou, sem dúvida, a reforçar as vendas. A Nintendo deu lançamentos de consolas a jogos que de outra forma não teriam uma, o que é óptimo para todos. A introdução do Switch Lite também ajudou a apoiar a plataforma mais tarde no seu ciclo de vida.
A Nintendo lançou anteriormente números de vendas vitalícias para todos os seus maiores esforços de jogo, mostrando o Switch nipping nos calcanhares de alguns dos mais vendidos da Nintendo. A consola já venceu as vendas vitalícias do Wii U de 13,56 milhões de unidades. A próxima proeza do Switch será a de ultrapassar a Wii original, que vendeu 101,63 milhões de unidades ao longo da sua vida útil, das quais cerca de 12 milhões no Japão.