O Hidetaka ‘Swery’ Suehiro contactou os jogadores para pedir desculpa pela forma como a Deadly Premonition 2 lidou com um personagem trans no novo jogo Switch. A personagem é repetidamente identificada com um nome morto no diálogo, e são frequentemente utilizados pronomes incorrectos para se referir a eles.
Tanto a franquia Swery como a Deadly Premonition são bastante estranhas, mas isto é algo completamente diferente. A Swery respondeu aos fãs através do Twitter, que pode ser visto abaixo.
=Por isso, escrevi uma mensagem sozinha com o Google-sensei. Por favor, perdoem os meus pobres conhecimentos de inglês.
SWERY pic.twitter.com/x5fR114HnF
– Hidetaka SWERY Skywalker (@Swery65) 13 de Julho de 2020
Percebi, ao ser apontado por amigos, que no meu cenário poderia ter prejudicado pessoas transgénero, disse ele num post publicado no Twitter. Não foi intencional. Lamento muito por isso. Algumas cenas serão verificadas por uma equipa que inclui diversidade. E irei reescrever essa cena o mais depressa possível. Este anúncio não vem com quaisquer detalhes, pelo que não sabemos como as cenas serão reescritas, mas podemos assumir que o nome morto no jogo será removido.
Deadnaming é o acto de usar um nome ou significante para uma pessoa trans que já não se identifica com ela. Em vez de utilizarem o nome que têm pós-transição, algumas pessoas tentam invalidar ou atacar de outra forma as pessoas trans através de nomes mortos. Vê-lo em jogos pode ser bastante desanimador, mesmo quando usado como um dispositivo narrativo, porque parece uma manipulação barata usar a transfobia como forma de raiva ou manipular emocionalmente o jogador.
A Premonição Mortal 2 saiu agora para o Nintendo Switch.